O "Tri" de Porto Alegre

Há pouco mais de duas semanas começou a ser testado, aqui em Porto Alegre, o Transporte Integrado, também conhecido como Tri. O slogan da iniciativa é interessante: "O Tri vai levar você mais longe". Isso porque o novo sistema pretende baratear em 50% a passagem daqueles que utilizam dois ou mais ônibus para deslocar-se ao seu trabalho. Ah! E o negócio é tudo eletrônico.

Fiquei interessadíssimo nesse negócio, mas achava que a linha que utilizo para locomover-me da minha residência ao meu local de trabalho em árduos 40 minutos - praticamente uma viagem da Zona Rural pra Zona Urbana - não teria essa engenhoca. É! Preconceitozinho bobo da minha parte. E não é que hoje vou correndo à parada da linha Vila Nova e me deparo com um veículo ostentando um adesivo com os dizeres "Este ônibus é Tri". Quanta empolgação... momentânea.

Não entrei em outros ônibus, então farei uma análise deste que utilizei hoje. O que achei desse novo sistema é que o Tri é mesmo Tri. Mas não "Bah, tchê, é Tri Legal!". Foi algo como "Putz, esse treco é Tri desconfortável". Ora, explico-te.

Logo que a catraca foi implantada perto da porta dianteira, aquele espaço foi feito exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas com crianças no colo, portadoras de deficiência física, e as isentas de pagamento de passagens. Eram algo como oito ou 10 bancos destinados à eles, naquela famosa cor colorada - ergh! Hoje, com esse novo ônibus - não recordo a montadora - foi o seguinte: apenas duas poltronas vermelhas. Isso mesmo. Duas poltronas à todos aqueles que são usuários isentos.

E não é apenas essa questão. Tem outra: agora, os idosos também passam a roleta. Eles não têm mais a garantia de lugar, porque, se for depender da educação das pessoas, ficarão de pé - e eu, de vez em quando, principalmente pela manhã, estou tão cansado que sento e durmo. Ah, mais uma. O espaço no ônibus está menor, principalmente naquele entre as pernas. Aumentaram o corredor e diminuiram o número de bancos.

Parece-me que esse sistema Tri - repito, em uma análise de apenas um ônibus com essa linha implantada - quer ver quem é Tri resistente.

Eu não gostei, mas espero que tenha sido apenas uma análise irresponsável de quem só pegou um ônibus assim - o único da única linha que pego para locomover-me da casa ao trampo e do trampo à casa.

10 comentários:

Tia Paula disse...

Em S�o Paulo funciona assim: depois de passar a catraca, voc� tem duas horas para pegar quantos �nibus quiser sem pagar - olha que legal! A� sabe o que acontece? Todo mundo se aglomera no ex�guo espa�o que h� antes da catraca. Assim, valida o cart�o s� no finzinho da viagem e pode usufruir ao m�ximo de suas duas horas. N�o � super confort�vel?
Acho que devia ter aulas na escola de como utilizar o transporte p�blico civilizadamente.

Anônimo disse...

Olá, muito interessante esse blog!
Cinco pessoas refletindo as suas idéias, muito bom!

Gostaria de onvidá-los a visitar o meu blog

Aquelas Estórias

http://aquelasestorias.blogspot.com/

Obrigada!
Abraços
Bianca Rieth

Anônimo disse...

Olá, vi o link para sers blogs no blog do Leandro luz, do Ócio Iluminado. Gostei muito do seu. Também tenho um, se quiser dar um olhada:
www.desarranjosintetico.blogspot.com
Bah, ng merece o TRI se for para piorar. Afinal como você mesma disse, se depender da educação das pessoas...
É incrível que quando se trata de dinheiro as pessoas façamo que for necessário para consegui-lo: diminuir espaços, limitar direitos, o que for necessário.
Mas não pretendo perder as esperanças...tenho que ser TRI esperançoso.

Leandro Luz disse...

Muito bom o blog, ótimos textos!parabéns a equipe!

Abraço

Anônimo disse...

Tri por tri, fico com o Tri Yann.......

Aliás, vi que tu tens um Blog sobre Automotiva.... Quando eu tiver em condições operacionais, darei uma olhada....... mentre tanto... al letto!!!!!

buona notte, carissimo!!!!!!

Vida em Palavras disse...

Oi aos 5 integrantes, estou vindo aqui pela primeira vez, nem sei como vim parar aqui, mas pretendo voltar para conferir as ideias desses gauchos!! bj

larissa disse...

Só sei que na propagadanda do tri, a Ingrid Guimarães (era ela, né?) fez um sotaque muuuuito falseta hahaha
adorei a blog!

Unknown disse...

Faz um tempo que nao pego onibus aqui em sao paulo,mas acredite que os daqui nao sao muito diferentes nao..

Nao foi uma analise irresponsavel nao...foi no minimo detalista.

bjinhos.

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

necessita di verificare:)