Da série... saudades!?

Dentre os inúmeros personagens cogitados para esse post, nenhum, nenhum mesmo, seria tão coerente e me daria tanto prazer em escrever quanto a turma do Chaves... Até hoje, com 22 anos na cara, sou fã de carteirinha do seriado, mesmo sabendo decor todas as falas de efeito do programa como:

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"
Chaves, no episódio A definição da fé

E se você realmente acreditou naquela história que todos os personagens tinham morrido num acidente de avião... aí vai!

Para relembrar!!


CHAVES
Ator que interpreta: Roberto Gomez Bolaños (Chespirito)
Idade: 8 anos
Bordões: "Isso, isso, isso", "Foi sem querer querendo", "Tá bom, mas não se irrite", "Ninguém tem paciência comigo", "É que me escapuliu", "Zás, zás, zás...", "Tudo eu, tudo eu", "Ah, que burro, dá zero pra ele"
Bolanõs, criador do seriado e ator, ganhou alguns quilinhos desde o último episódio, gravado em 1983. Atualmente produz alguns seriados no México e é casado com Florinda Meza, a famosa Dona Florinda.



DONA FLORINDA
Atriz que interpreta: Florinda Meza
Nome verdadeiro: Florinda Corcuera Vidialpango Viúva de Matalazcayno
Bordões: "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha", "E da próxima vez, vai dar pancadas (beliscões, chutes, boladas, etc) na sua avó", "Cale essa boca!"
Dona Florinda parece ter envelhecido um bocado desde o final da série. Nesta foto ao lado, tem tão pouco cabelo que não relembra em quase nada aqueles lindos rolinhos de costumava usar.



QUICO
Ator que interpreta: Carlos Villagrán
Idade: 9 anos
Nome verdadeiro: Frederico Bardón de la Reguera
Bordões: "Você não vai com a minha cara?", "Mamãe!!!", "Gentalha, gentalha, pruu..", "Cale-se, cale-se, cale-se, que me deixa louco", "Você quer? Então compra!", "O que será que ele quis dizer?", "Da parte de quem?", "Por isso eu digo que sim"
Famoso por suas super buchechas, Carlos Villagrán, o Quico, têm atualmente 63 anos e suas buchechas só parecem aumentar! Desde seu afastamento do seriado Villagrán segue com o circo do Quico, com quem já fez 2 visitas ao Brasil, uma delas a Porto Alegre.



CHIQUINHA
Atriz que interpreta: Maria Antonieta de las Nieves
Idade: 7 anos
Bordões: "Sim, pois é, pois é, pois é", "O que você tem de burro, você tem de burro"
A personagem mais fofa do seriado (pelo menos pra mim) é interpretada por Maria Antonieta de las Nieves. Ainda hoje a atriz, com 57 anos, interpreta a personagem num programa só seu, exibido no México. Após uma briga por direitos autorais Chiquinha e Chavez não se falam há alguns anos.



SEU MADRUGA
Ator que interpreta: Ramón Valdés
Bordões: "Que que foi, que que foi, que que há?", "Só não te dou outra porque...", "Dá licencinha pro Madruguinha que ele vai tomar um cafezinho", "Não é uma coisa que se diga, minha nossa, que bom, mas..."
O grande seu madruga, o melhor de todos, faleceu há alguns anos. Interpretado por Ramón Valdés, esse é o personagem do qual eu mais sinto saudade.



BRUXA DO 71
Atriz que interpreta: Angelinez Fernandez
Bordões: "Quem é bruxa?", "É melhor não dizer mais nada"
Outra que já passou dessa pra melhor foi a Bruxa do 71. Eu não sei não mas, tenho pra mim, que ela tá lá por cima com seu cachorro Satanás aprontando todas! Será que ela já conseguiu agarrar Seu Madruga?




PROFESSOR LINGUIÇA
Ator que interpreta: Rubén Aguirre
Nome verdadeiro: Inocêncio Jirafales
Bordões: "Tá, tá, tá, tá, táááá!", "Que vergonha, meu Deus! Que vergonha!", "Por que causa, motivo, razão ou circunstância?"
Totalmente fora de forma, o professor Linguiça é o que mais se modificou. Em virtude de problemas de saúde, Rubén Aguirre, atualmente não têm saído muito de casa por vergonha do seu corpo. Agora vem a pergunta... será que com esse novo visual ele ainda consegue tomar um "cafezinho" com a Dona Florinda??



SEU BARRIGA / NHONHO
Ator que interpreta: Edgar Vivar
Nome verdadeiro: Zenon Barriga e Pesado
Bordões: "Basta!", "Tinha que ser o Chaves de novo!", "Pague o aluguel"
Nome verdadeiro: Febrônio Barriga Gordorritúa
Bordões: "Olha ele, hein, olha ele!", "O que será que ele quis dizer?"
Sem graça e sem novidades, o dono do personagem mais meia-boca do Seriado (Nhonho) e do gordo que mais levou pancada (Seu Barriga), Edgar Vivar, nunca mais fez um personagem que prestasse depois.

3 comentários:

Éderson F. de A. Camargo disse...

Heheh perfeito, realmente Chaves, foi o maior marco da adolecência e infância da maioria das pessoas, nem mesmo Chespirito, xapatin conseguiram se igualar, talvez Chapolin que também considero excelente chegou no mesmo patamar de diversão.

Chaves e Chapolin mostram que para um programa ser bom e bem feito, não necessita tantos recursos, nem apelações sexuais, basta apenas idéias boas, bons atores e diretores.

REALMENTE SEU MADRUGA ERA O MELHOR.
VIVA SEU MADRUGA.

Rodrigo Dias disse...

Concordo com o colega de cima. Mas o sucesso do Chaves se dá, mesmo, devido à comparação que podemos fazer com a nossa realidade.

Basta, para isso, ver os cenários dos programas. Paredes de isopor, de forma escrachada, meio que forçavam o riso. Como a gente faz quando está com dificuldades: normalmente força o riso para poder parecer melhor.

Não que Chaves seja ruim - longe disso -, mas é apenas uma resumida análise do porque ele fazer sucesso mais com países de terceiro mundo e emergentes do que nos de primeiro mundo.

Web Acessível disse...

O que mais me encanta no Chaves é o seu humor absolutamente simples e bem feito. É um verdadeiro vício. Como disse a Raquel no post, por mais que a gente já conheça todas as falas de trás para frente e de frente para trás a gente não consegue deixar de ver. Não é por nada que ele representa uma das maiores audiências do canal do senhor Sílvio. Salve Chaves!